Manter o acompanhamento pediátrico dos primeiros dias de vida até os 16 anos é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.
A pediatria é a especialidade médica treinada para cuidar de todas as questões que são comuns a essa fase. O pediatra é um médico capaz de acompanhar a saúde de seu paciente por longos anos, formando todo o seu histórico médico e sendo o principal conhecedor sobre sua saúde.
Portanto, desenvolver um bom relacionamento com o pediatra dos seus filhos é fundamental!
Acompanhamento Pediátrico na Infância
Desde os primeiros dias de vida o pediatra já se faz presente e prestativo para cuidar da saúde da criança e orientar os pais sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido.
Os primeiros exames, as vacinas, todos os cuidados com a saúde são tomados por esse profissional que fica responsável por orientar a família para que o crescimento da criança seja completo e totalmente saudável.
Ele acompanha a curva de crescimento da criança, analisando se ela está dentro do peso e da altura ideal e se existe alguma alteração em sua saúde como diabetes tipo 1.
Todos os check-ups necessários são feitos periodicamente pelo pediatra que também é o primeiro a receber uma ligação quando a criança manifesta dores de ouvido ou qualquer virose que possa fazer com que os pais precisem de atendimento emergencial.
Portanto, seu papel é também de orientador dos passos da família com relação aos cuidados de saúde de seu filho.
Pediatra na Adolescência
Aos 10 anos de idade os primeiros sinais de puberdade começam a se manifestar e nesse período as mudanças também precisam ser acompanhadas pelo pediatra.
São nas consultas com o especialista que já possui a confiança da criança que será possível diagnosticar alguma possível alteração hormonal ou outro problema que talvez requeira a intervenção de outros especialistas.
O pediatra é antes de tudo um profissional de saúde capaz de identificar problemas de saúde física ou emocional que possam estar afetando o bem-estar da criança ou do adolescente.
E por ser um especialista que está a tantos anos acompanhando seu filho, esse acompanhamento deve ser mantido enquanto o adolescente está se desenvolvendo.
Em média o acompanhamento pediátrico é feito até os 16 anos de idade, etapa da vida em que o adolescente já está se acostumando a ter a interferência de outros médicos em sua saúde.
As meninas já devem ter tido sua primeira consulta com o ginecologista e sua primeira menstruação, assim como os meninos precisam ter passado pelos cuidados de um urologista.
Por ser uma fase nova e repleta de mudanças e descobertas, é natural que o adolescente precise contar com uma referência e ninguém melhor que o seu pediatra que o acompanha a anos.
Portanto, o médico pediatra é fundamental nessa fase, contribuindo para diagnósticos mais apurados e integrais, uma vez que é um profundo conhecedor da saúde daquele paciente.
Quando Trocar de Médico?
Alguns pediatras deixam de atender seus pacientes entre 10 e 13 anos, por de fato não serem especialistas no desenvolvimento de adolescentes. Por conta disso, é comum que o médico indique um colega para continuar o acompanhamento.
Em cada caso é preciso que a família possa conversar com seu pediatra de confiança para que essa troca ocorra de maneira saudável e o próximo médico a acompanhar a saúde do adolescente tenha acesso a todo seu histórico de saúde.
De maneira geral, não existe uma regra que funcione para todos os adolescentes, mas ter o acompanhamento do pediatra também nessa fase é extremamente benéfico para a saúde.
Agora que você já sabe a importância desse acompanhamento, aproveite e agende a consulta dos seus filhos com os Pediatras da Clínica Médica Asbaf!