A terapia ocupacional aplica atividades de trabalho e lazer para realizar o tratamento de diversos problemas físicos ou emocionais, que juntas atuam na melhora da qualidade de vida do paciente.
Que tal conhecer melhor esse tipo de terapia?
Qual a Importância da Terapia Ocupacional?
A terapia ocupacional é fundamental para aplicar atividades de trabalho e lazer que contribuem para que o paciente se recupere de distúrbios físicos ou mentais.
Com os cuidados intensivos da terapia ocupacional, o paciente consegue recuperar não só a parte motora, como também consegue se recuperar emocionalmente após traumas ou doenças.
É por isso que o profissional que atua com terapia ocupacional possui em sua formação a capacitação e acesso a conhecimentos de fisiologia, psicologia e anatomia.
Uma criança que apresenta dificuldades motoras por exemplo, se beneficia do tratamento com o terapeuta ocupacional ao trabalhar essas dificuldades para ter seu desenvolvimento adequado.
Outra demanda que costuma ser atendida pelo terapeuta ocupacional é o trabalho com idosos, visando o tratamento complementar de doenças e a manutenção da autonomia do idoso.
Benefícios da Terapia Ocupacional
Sem dúvidas o maior benefício da terapia ocupacional é a promoção da qualidade de vida por meio da prevenção e da reabilitação.
A partir da terapia, o profissional é capaz de incentivar a recuperação da autonomia e da independência do paciente, o que tende a ser extremamente positivo para o aspecto emocional.
Pode-se dizer que o profissional que atua com terapia ocupacional contribui para que seu paciente possa se reorganizar em sua própria vida.
Aos poucos, os resultados da terapia ocupacional aparecem na recuperação da autoestima e da autoconfiança do paciente, que volta a poder ser o ator principal de sua própria vida.
Por isso, a terapia ocupacional é fundamental no processo de recuperação após doenças que deixaram o paciente por muito tempo acamados, acidentes que causaram imobilização temporária e muitas outras situações.
Crianças que não desenvolvem a parte motora da mesma maneira que os coleguinhas e idosos que sentem dificuldade de se locomover também podem se beneficiar da terapia ocupacional.
Tanto para o aspecto físico, no quesito melhora da parte motora quanto no aspecto emocional, que é beneficiado pela recuperação da independência.
Para Quem é Indicado Terapia Ocupacional?
A terapia ocupacional geralmente é indicada pelo médico que acompanha a sua saúde. A maioria dos casos atendidos são relacionados a crianças com atrasos motores ou pessoas que sofreram algum tipo de dano cerebral e que precisam se recuperar e reaprender movimentos.
É por isso que a atuação do terapeuta ocupacional se dá de forma prioritária em instituições como hospitais privados, ambulatórios, instituições geriátricas e centros de reabilitação.
Locais onde esses profissionais são frequentemente mais solicitados e podem começar o tratamento dos pacientes de maneira mais rápida, visando uma maior adesão ao tratamento e maior eficácia do mesmo.
É Benéfico Para a Saúde Mental
Não só para adultos, mas também para as crianças, a terapia ocupacional é benéfica para a saúde mental, que tende a ser impactada quando a saúde física não está em dia.
Através do processo de reabilitação, a criança e o adulto podem usufruir de melhores condições de vida, desenvolvendo sua capacidade motora de forma mais adequada, o que tende a impactar positivamente no cotidiano.
E obviamente isso é benéfico para a autoestima, de modo que a pessoa se sente suficientemente capaz para executar as atividades que necessita.
Por isso, negligenciar a terapia ocupacional, deixando-a para depois ou acreditando que não é algo com que se preocupar é um erro grave.
E compromete não só a saúde física como também a emocional. Uma criança que não se desenvolve plenamente por falta de terapia ocupacional, tende a ser um adulto com dificuldades.
Um idoso que não possui acesso a esse tratamento também tende a sofrer com dificuldades, diminuindo sua autonomia o que impacta na qualidade de vida do idoso e de seus cuidadores.
Portanto, valorizar e incentivar a terapia ocupacional é fundamental, para isso, conheça os Terapeutas Ocupacionais aqui da Clínica ASBAF. Uma vida mais saudável e harmônica.